Donald Trump será empossado presidente dos EUA nesta segunda-feira; cerimônia terá presença de 21 parlamentares brasileiros

A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrerá nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia marcada pela presença de parlamentares brasileiros e integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá ao evento. O Brasil será representado pela embaixadora em Washington, Maria Luiza Viotti.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que é aliado de Trump, também não estará presente, pois está com o passaporte retido devido às investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa de Bolsonaro solicitou a devolução do documento ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro declarou no sábado (18) sentir-se “constrangido” por não poder comparecer à posse e acompanhou o embarque de sua esposa, Michelle Bolsonaro, para os Estados Unidos, onde representará a família.

Entre os brasileiros que participarão da cerimônia estão: Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente e deputado federal, que já esteve em encontros com o presidente argentino, Javier Milei, e o estrategista político americano Steve Bannon. Eduardo também participou de eventos como um jantar com o futuro vice-presidente americano J.D. Vance e um baile de gala para a comunidade latino-americana. 19 deputados federais e o senador Jorge Seif (PL-SC) confirmaram presença.

Nenhum dos parlamentares brasileiros está em missão oficial, de modo que os custos da viagem não foram financiados com recursos públicos.

A posse de Trump atrai atenção tanto por sua aliança com líderes da direita global quanto pela presença de figuras políticas internacionais em um momento de redefinição das relações diplomáticas dos EUA.

Deixe um comentário