Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, aponta Atlas

Em uma pesquisa realizada pelo instituto Atlas Intel entre os dias 7 e 11 de junho, a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 47%, igualando o pior índice registrado desde o início de sua gestão em novembro de 2023.

A pesquisa, divulgada pela CNN, ouviu 3.601 pessoas e apresenta uma margem de erro de um ponto percentual e um índice de confiança de 95%.

Por outro lado, 51% dos entrevistados disseram aprovar o governo Lula, enquanto 2% não souberam responder. A avaliação da gestão do presidente está tecnicamente empatada entre os que a consideram “ótima ou boa” (42,6%) e aqueles que a classificam como “ruim ou péssima” (42,8%). Além disso, 14,3% dos entrevistados avaliaram o desempenho de Lula como “regular” e 0,3% não souberam responder.

A pesquisa também revelou que a aprovação ou rejeição ao governo Lula está fortemente ligada à escolha dos entrevistados no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Entre os que votaram em Lula, a aprovação chega a 95,4%. Em contraste, 96,4% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rejeitam a gestão de Lula.

Para aqueles que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro, a aprovação ao presidente é maior do que a desaprovação. Entre os que votaram nulo ou branco, 51,4% aprovam a gestão Lula contra 43,7% que a desaprovam. Entre os que não compareceram para votar no segundo turno, 53% aprovam o governo, enquanto 32,3% desaprovam.

Os dados mostram uma divisão significativa na opinião pública sobre o governo Lula, com uma leve maioria de aprovação. A pesquisa destaca a polarização política no Brasil, refletida nas altas taxas de aprovação e rejeição conforme o histórico de voto dos entrevistados na última eleição presidencial.

As informações são do Correio Braziliense 

Deixe um comentário