Demandas do Sertão pernambucano são destaque na reunião plenária da Alepe

Na reunião plenária desta quinta-feira (16), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco destacaram importantes questões relacionadas ao Sertão pernambucano.

A deputada Socorro Pimentel (União) fez um apelo pela requalificação de várias rodovias estaduais no Sertão do Araripe. Entre as estradas mencionadas estão a PE-585, que liga Araripina ao Cariri, no Ceará; a PE-615, que leva de Araripina ao distrito de Nascente; e a VPE que conduz ao distrito de Rancharia.

Pimentel enfatizou a importância dessas vias para o trânsito de caminhões do polo gesseiro e para a mobilidade dos moradores da região. “As rodovias que cortam o Araripe são importantes para o escoamento da produção de gesso e para a mobilidade do sertanejo. Quando falamos em estradas, falamos em qualidade de vida, em segurança e em desenvolvimento econômico e social de uma região”, afirmou a deputada.

Já o deputado João Paulo Costa (PCdoB) manifestou solidariedade aos reassentados do projeto público de irrigação Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco.

Ele expressou preocupação com a suspensão dos serviços da empresa responsável pela manutenção das adutoras do projeto e se comprometeu a entrar em contato com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para buscar uma solução.

Os produtores estão operando por conta própria, para não ficar sem água. Vou procurar a Codevasf para que essa empresa possa restabelecer os serviços e assegurar que os agricultores do projeto tenham suas produções garantidas”, afirmou Costa. O parlamentar destacou que o projeto Fulgêncio abrange mais de 5 mil hectares e beneficia 14 mil reassentados.

As discussões ressaltam a necessidade de investimentos em infraestrutura e suporte agrícola para promover o desenvolvimento econômico e social das regiões sertanejas de Pernambuco.

Deixe um comentário