Delegado Renato Leite assume comando da Polícia Civil de Pernambuco

O delegado Renato Márcio Rocha Leite tomou posse na chefia da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) – onde pertence desde 2000 -, na noite desta quinta-feira (25), em solenidade reservada no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O cargo de subchefe da corporação será exercido pela delegada Beatriz Cristina Fakih Leite. Renato Leite, que substitui a delegada Simone Aguiar, se formou no curso de Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e possui pós-graduação em Políticas Públicas de Segurança.

Em sua primeira entrevista no novo cargo, ele revelou a meta de reduzir os números das Mortes Violentas Intencionais (MVI) no estado. “É um número que vamos combater com muita veemência. Esperamos reduzir e atingir a meta que está sendo prevista pelo Juntos (pela Segurança), para ao final do ano batermos um resultado menor em relação aos anos anteriores”, afirmou.

Em 2023, Pernambuco registrou 3.633 mortes desta maneira, sendo 596 no Recife, 1.090 na Região Metropolitana e 1.947 nas cidades do interior. Os dados são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS).

O evento no Palácio oficializou a substituição anunciada pelo Governo de Pernambuco na noite da última segunda-feira (22). Na ocasião, o Comando Geral da Polícia Militar estadual também sofreu alteração, com o coronel Ivanildo César Torres de Medeiros assumindo a vaga do também coronel Tibério César dos Santos.

Posse na PMPE
A solenidade de posse do novo comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) está prevista para acontecer a partir das 10h30, nesta sexta-feira (26), no Quartel do Comando Geral da PM, localizado no bairro do Derby, na área central da capital pernambucana.

“Não afeta em nada o Carnaval”
À frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) desde setembro, Alessandro Carvalho afastou a possibilidade de que as trocas nos comandos das polícias estaduais enfraquecem a segurança pública no Carnaval, que inicia no próximo dia oito. Ele justifica com um Grupo de Trabalho (GT) comandado pela secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

“Não afeta em nada o Carnaval. Eu posso garantir isso. Todo o planejamento do Carnaval é feito no GT sob a presidência de Dominique (Oliveira). As pessoas que compõem esse grupo permanecem e as trocas das chefias da Polícia Civil e da Polícia Militar em nada alteram. Não existe precipitação nenhuma. Não há prejuízo algum ao planejamento de segurança”, assegurou.

Ele aproveitou a oportunidade para elogiar e pregar confiança ao trabalho dos dois novos chefes da Civil. “Renato (Leite) é um delegado de polícia muito experiente. Ele e Beatriz (Leite) têm uma grande experiência e vão fazer Pernambuco mais seguro. É natural que a gestão busque pessoas com ligação com a situação atual”, frisou Carvalho.

“Qualquer abuso será apurado” Relembrando as mortes que ocorreram em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), no ano passado, que teve início quando Alex Barbosa da Silva (Alex Samurai) matou dois policiais militares a tiros, o secretário prometeu intolerância contra a prática violenta também por parte dos agentes. Horas depois da morte dos dois policiais, Alex e cinco pessoas da sua família foram assassinadas.

“Não admitiremos excesso algum. Qualquer excesso será apurado e as providências serão tomadas. Nós tivemos um caso que chamou muita atenção e a resposta foi dada com prisões. Foram ações de uma pequena fração do efetivo que estava na rua. Qualquer abuso será apurado”, salientou por fim.

Fonte Folha PE

Deixe um comentário