Com as últimas chuvas ocorridas em Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil, mantém atenção aos chamados da população e monitora áreas sensíveis aos efeitos das precipitações.
As informações meteorológicas estão sendo acompanhadas e as medidas necessárias para a redução de riscos estão sendo adotadas pelo órgão. Somente nos primeiros quatro dias do mês, a Defesa Civil atendeu 33 ocorrências e fez sete vistorias em diversas áreas do município.
Nesta sexta-feira (5), o volume acumulado de chuva de abril computado pelos pluviômetros da cidade, já indicam 143,2 milímetros (mm). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), há possibilidade da continuidade de pancadas de chuva fraca durante o final de semana.
Comitê de Crise
É importante destacar os esforços do Comitê de Gerenciamento de Crise, composto por diversas secretarias municipais, com o objetivo de enfrentar e mitigar os efeitos das chuvas.
Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Saúde e Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) estão ativamente engajadas em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem, limpeza dos canais, ruas e avenidas; interdição de ruas, ou no fornecimento de assistência das famílias desalojadas e desabrigadas.
Contatos
Em casos de emergência e outras situações de vulnerabilidade, a Prefeitura de Petrolina orienta que a população acione os seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil o 153 ou (87) 99132-9568 (whatsapp), do Programa Mais Luz: 0800 608 1022 (24 horas) ou Corpo de Bombeiros no 193.