Defesa Civil de Petrolina leva conhecimento para crianças em Cristália

A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, realizou, nesta semana, uma palestra na Escola João Rodrigues, na comunidade de Cristália sobre a convivência com o semiárido em tempos de mudanças climáticas.

A ação faz parte da campanha #AprenderParaPrevenir, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),  e tem como objetivo ampliar a percepção de riscos e estimular boas práticas para a redução de acidentes.

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, a conscientização é fundamental para a redução de riscos na cidade. “As crianças e os adolescentes obtêm, de forma lúdica, conhecimentos relacionados à prevenção, preparação e resposta no que se refere aos eventos adversos. Com cidadãos mais conscientes, ampliamos a resiliência e contribuímos para a redução de riscos nas comunidades”, frisou.

O espaço possibilita também que as crianças e os adolescentes, além de receberem orientações sobre prevenção, também conheçam um pouco mais sobre o trabalho dos órgãos municipais que atuam em situações de risco. “No conteúdo passado pela Defesa Civil há orientação sobre os riscos relacionados para os casos de alagamentos e inundações, quais os procedimentos a serem adotados; e apresentamos uma amostra do aparato empregado nas ações, como viaturas e equipamentos. É a preocupação e o compromisso da gestão do prefeito Simão Durando zelar pelo bem-estar da população“, indicou o coordenador.

Para as estudantes Ana Amorim e Flávia Alencar, o tema debatido despertou muita curiosidade. “A palestra foi muito boa e nos fez perceber sobre a importância da água para o sertão e a necessidade de mais projetos que disponibilizem ainda mais água para nossa comunidade, pois tudo o que ele relatou durante a palestra é a condição de vida de diversas pessoas que moram no sertão“, destacaram as estudantes.

Deixe um comentário