As inscrições para o curso “Escrita solidária: ação para o Sul” seguem abertas até as 12h do dia 4 de junho. Com o objetivo de colaborar financeiramente com vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, as inscrições podem ser feitas através de um formulário eletrônico, no valor de R$ 25,00.
O curso é voltado para especificidades da escrita literária e acadêmica, com noções básicas de ortografia e estilo, e será realizado no formato remoto, às 19h, de 4 a 6 de junho.
A formação é organizada pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) regional nordeste com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e outras instituições apoiadoras.
Pode participar quem tiver concluído ou matriculado em cursos de graduação, mestrado ou doutorado, com interesse em desenvolver habilidades de escrita, aprender noções básicas de ortografia e entender como escrever melhor.
O curso será ministrado por Joyce Miranda Leão Martins, vice-diretora da ABCP regional nordeste e docente de ciência política no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O curso terá duração de 6 horas e será dividido em duas partes, para abordar a escrita acadêmica e a escrita literária.
O curso “escrita solidária: ação para o sul” pretende apresentar a escrita como ferramenta do conhecimento, da memória e da liberdade, abordar as especificidades da escrita literária e da escrita acadêmica. Baseado nas ideias de jornalistas, escritores e acadêmicos, o objetivo geral da ação é unir a escrita à solidariedade.
Segundo a diretora da ABCP regional nordeste e professora do colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Univasf, Simone Viscarra, o curso de escrita será o primeiro de uma série de ações da associação. E foi escolhido por não haver distinção de área acadêmica para os participantes e assim poder contemplar o máximo de pessoas interessadas. “Essa é uma ação que já tínhamos em mente e, por a escrita literária ou a escrita acadêmica serem temas bastante abrangentes, o curso irá contribuir com a formação de todas as áreas do conhecimento”, destaca a docente.
Situação no Rio Grande do Sul
Subiu o número de mortos no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil confirmou mais três mortes no estado. Agora, são 166 vítimas da enchente, 61 pessoas estão desaparecidas e mais de 637 mil seguem fora de casa. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul tem 76 casos confirmados de leptospirose. Mais de 1.250 estão em investigação. Quatro pessoas morreram.
Fonte G1