A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na noite da quarta-feira (28), que 61 crianças aguardavam por uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas na rede pública de saúde. Diante da situação crítica, o governo estadual decretou estado de emergência no atendimento infantil.
A superlotação tem pressionado fortemente os serviços hospitalares. As taxas de ocupação revelam o cenário preocupante: 89% nos leitos de enfermaria pediátrica, 93% nas UTIs pediátricas e 100% nas UTIs neonatais.
Em nota oficial, a SES-PE ressaltou que todos os pacientes que aguardam vaga estão recebendo atendimento especializado, com acompanhamento de equipes multidisciplinares e suporte respiratório, conforme a necessidade de cada caso.
Como parte das ações emergenciais, o estado abriu 253 novos leitos em 2025 voltados ao tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Com isso, Pernambuco passou a contar com 483 leitos exclusivos para esse tipo de atendimento.
Na última semana, foram adicionados 31 leitos em diferentes unidades hospitalares: 11 no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; 10 no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda; 5 no Hospital Otávio de Freitas, no Recife; e 5 no Hospital Dom Moura, em Garanhuns.
A SES-PE também destacou que o sistema de regulação é dinâmico, com variações constantes causadas pelo chamado “giro de leito” — processo que envolve a liberação e redistribuição de vagas conforme a evolução dos quadros clínicos e a necessidade de transferências para unidades de maior complexidade.
As autoridades continuam monitorando a situação e adotando medidas para ampliar a assistência às crianças em situação crítica no estado.