
Presença de novas variantes liga o alerta na Bahia
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na quinta-feira (26), a presença da variante delta e beta, que são da Índia e África do Sul, respectivamente. A presença das variantes da covid-19 levou o governador Rui Costa (PT) a sugerir o início imediato da terceira dose da vacina.
LEIA TAMBÉM
Pernambuco começará a aplicar 3ª dose da vacina contra covid em setembro
Enquanto a decisão de iniciar a vacinação de reforço, a Bahia adotou medidas de contenção das variantes. “É preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”, ressalta a secretária de Saúde, Tereza Paim.
Os casos
No total, foram observados três casos de variantes. Um em Feira de Santana, outro em Vereda e um em um navio ancorado na Baía de Todos-os-Santos. O caso de Feira chama atenção. Trata-se de um homem de 52 anos. Ele apresentou os primeiros sintomas em 20 de julho. Ele não estava vacinado, apesar de já estar na faixa etária que poderia ter sido imunizado.
E segundo o prefeito da cidade, Colbert Martins, ignorava o uso máscara. “Ele não usava máscara regularmente e convivia com muitas pessoas durante o dia, podendo ter transmitido para outras pessoas”, disse em coletiva nesta sexta-feira (27).