A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), faz um alerta para que as pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários tomem a dose de reforço contra a Covid-19. A vacina é um meio eficaz para conter os casos graves da doença. Juazeiro já está imunizando com a vacina bivalente todos os públicos prioritários descritos pelo Ministério da Saúde.
Devem tomar a vacina bivalente pessoas que vivem ou que trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, pessoas imunocomprometidas, todos estes a partir de 12 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, adolescente em medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Comorbidades
Fazem parte do grupo de pessoas imunocomprometidas pacientes diabéticos, com pneumopatias graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, co-pulmonal, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares, dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, distrofias musculares, doença renal crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down e outras síndromes genéticas, obesidade mórbida, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves.
Documentos
Para receber a vacina, é necessário ter tomado ao menos duas doses do imunizante e apresentar RG, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina. Pessoas imunocomprometidas precisam levar original e cópia do laudo médico.