Desde o ano de 2017, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem ofertado uma variedade de cursos de formações continuadas para os educadores da rede municipal de ensino.
As ações são realizadas durante todo o ano letivo, e com a inauguração da Escola do Saber em 2021, os trabalhos foram ainda mais intensificados, com temáticas que garantem a qualificação dos educadores e resulta em uma maior qualidade do ensino-aprendizagem no município.
As diversas formações são divididas por áreas de atuação e realizadas de forma online, pelo YouTube ou de forma presencial na Escola do Saber mensalmente.
Durante a qualificação, o professor planeja ações de modo colaborativo com outros educadores e aperfeiçoa ainda mais sua prática pedagógica, compartilhando suas experiências exitosas.
Este fator fortalece os educadores para o estabelecimento na resolução de problemas, tomada de decisões, desenvolvimento de análise crítica, e acaba abrangendo sua maneira de pensar, agir, criando possibilidades de sucesso diante da tarefa pedagógica.
Vale destacar ainda que, diante das inovações, novas tecnologias, informações e metodologias surgindo em um ritmo tão dinâmico, torna-se ainda mais prioritário para Secretaria de Educação de Petrolina manter o desenvolvimento constante dos docentes, para que fiquem sempre atualizados e possam aprimorar suas práticas e apoiar de modo mais assertivo as novas necessidades e demandas dos estudantes da rede municipal.
A professora da Escola Municipal Osório Leônidas de Siqueira, Liliane Costa, tem participado efetivamente dos cursos de formação ofertados pela Secretaria de Educação, na Escola do Saber. Segundo ela, as formações têm sido muito importantes para um melhor desenvolvimento das atividades executadas pelos educadores nas unidades de ensino. “São momentos de grande aprendizado e troca de experiências, que com certeza contribuem para um melhor ensino e desempenho dos alunos da rede. Com as formações da Escola do Saber, tenho conquistado grandes resultados, levando para o ambiente escolar inovações na minha prática pedagógica“, expressa Liliane.