Codevasf comemora Dia Mundial da Água com peixamento de 150 mil alevinos no Rio São Francisco

Na sexta-feira (22), em celebração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fará o maior peixamento já realizado pela 3ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Petrolina (PE).

A iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a importância do manejo adequado dos recursos hídricos e a preservação da fauna aquática.

O peixamento, que acontecerá a partir das 8h30 na Orla Fluvial de Petrolina, consistirá na soltura de 150 mil alevinos (filhotes de peixe) de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, tais como piau, pacamã e curimatã.

Esta ação integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf e reforça o compromisso da instituição com a revitalização e preservação do ecossistema do Rio São Francisco.

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf vem realizando ações de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro.

O engenheiro de pesca e chefe do Centro, Rozzano Cavalcanti, destaca a importância desses peixamentos para a preservação das espécies nativas e a garantia de renda e segurança alimentar para as comunidades ribeirinhas.

Além disso, a superintendência da Codevasf destaca a relevância da revitalização da ictiofauna não apenas para a saúde das bacias atendidas, mas também para a conservação do meio ambiente. O evento contará com a participação de autoridades locais, representantes da Codevasf e comunidade em geral.

Para Edilazio Wanderley, superintendente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Destaca-se também o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em reformas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, garantindo a continuidade do trabalho de preservação e fomento à atividade pesqueira na região.

O evento é aberto ao público e acontecerá na Orla Fluvial de Petrolina, ao lado da Haus Bier, a partir das 8h30 do dia 22 de março, sexta-feira.

Deixe um comentário