A Escola Municipal Vereador Amadeus Damásio, com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu nesta terça-feira (04) um Chá Literário com o tema: “Viver a arte de ler e escrever”, pensado com o objetivo de utilizar propostas literárias, enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do interesse pela leitura e escrita, de forma lúdica, interativa e reveladora de grandes talentos.
De acordo com a professora Leidiane Gomes, idealizadora da iniciativa, a ação buscou ofertar uma atividade diferente das práticas tradicionais e rotineiras, sendo desenvolvido uma proposta pautada nos princípios ofertados pela Sala de Aprendizagem de Tempo Integral (SATI) que, é dedicada a realização de atividades lúdicas e contextualizadas, proporcionando um ensino, leve, divertido e efetivo. “A ideia foi oferecer um dia de aprendizagem dinâmica, reforçando os benefícios trazidos pela SATI, que nos possibilita, enquanto educadores, desenvolver estratégias de ensino de forma inovadora e assertiva, onde os alunos tem a oportunidade de aprender os conteúdos com mais interesse e autonomia”, disse Leidiane.
“Inicialmente trabalhamos os contos da literatura regional, valorizando a cultura e história local. Posteriormente desenvolvemos atividades de aproximação do universo literário, como poesia, música, dança e dramatização, onde os alunos tiveram a oportunidade de expor e apresentar os trabalhos produzidos. O resultado foi surpreendente e rendeu avalições super positivas dos alunos. Alguns definiram a iniciativa como uma oportunidade de aprender a gerenciar melhor as emoções, outros afirmaram que passaram a desenvolver o hábito da leitura, entre muitas outras considerações que demonstraram a eficácia da programação”, complementou Leidiane.
Entusiasmada e comemorando o sucesso do Chá Literário, a gestora da escola, Eliana Evangelista, parabenizou os alunos, professores e equipe pedagógica pela realização da ação. “Nossos alunos estão de parabéns, pois abraçaram integralmente o evento e participaram de todos os momentos com prazer, alegria e protagonismo. Parabenizo também toda nossa equipe, especialmente nossa professora Leidiane, incentivadora da atividade, que com muito carinho, dedicação e profissionalismo desenvolveu a programação e conquistou a aprovação de todos”, declarou Eliana.
Camila Santana / Ascom/Seduc