Cerca de oito mil pessoas são afetadas pelo furto de cabos de energia na Bahia em 2024

O furto de cabos de energia elétrica já prejudicou cerca de oito mil pessoas em toda a Bahia em 2024, de acordo com levantamento realizado pela Neoenergia Coelba.

No total, a distribuidora registrou 643 ocorrências envolvendo a prática criminosa de janeiro até a primeira quinzena de setembro – uma média superior a 75 por mês. Para mitigar o impacto para a população, a concessionária vem investindo em tecnologias no sistema de distribuição e está realizando parcerias institucionais para inibir novos casos.

Devido às ações, a quantidade de pessoas afetadas pelo furto de cabos na Bahia diminuiu cerca de 60% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O número de ocorrências também reduziu no período: 17%. Mesmo com as reduções, a prática ilegal segue sendo um dos principais ofensores ao fornecimento de energia na Bahia.

O furto de cabos provoca transtornos na sociedade ao gerar uma falta de energia na localidade que ele foi cometido, porém o principal risco associado à prática de furto de cabos é o de acidente. Somente profissionais qualificados e autorizados pela Neoenergia Coelba devem acessar a rede elétrica. Além disso, quem comete o crime pode deixar um fio energizado e provocar um acidente com a população”, explicou Hugo Vidal, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.

Até setembro, os municípios com o maior número de ocorrência são Salvador, Conceição do Coité, Feira de Santana, Serrinha e Valença, respectivamente. Para tentar inibir a prática, a distribuidora desenvolveu uma tecnologia que permite verificar um possível furto de cabos de maneira imediata.

Associado a esta aplicação, a Neoenergia Coelba possui um canal direto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Com isto, quando há alguma situação, a concessionária consegue acionar imediatamente as forças de segurança.

“A nossa parceria com a SSP-BA é de grande relevância para combater o furto de cabos de energia no estado. Esse trabalho contempla, entre outras iniciativas, o compartilhamento de informações estratégicas e viabilização de ações como a Operação Metallis, que é uma iniciativa da secretaria para combater e responsabilizar os receptadores de materiais e equipamentos furtados”, destacou o gerente de Segurança Corporativa da Neoenergia Coelba, Jonathas Lobo.

Deixe um comentário