
Perigo de choque elétrico é grande em fiações de decoração de natal.
Coma chegada do Natal, surge um problema que pode tirar o brilho das festividades: acidentes elétricos. Para prevenir, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) elaborou orientações para que as decorações natalinas sejam manuseadas com segurança.
Antes de realizar a montagem, revise as instalações elétricas da residência com auxílio de um profissional. Isso evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos. Os piscas-piscas devem ser utilizados somente se estiverem em boas condições.
Outro ponto importante é dar preferência a árvores de Natal fabricadas com material resistente ao fogo e aos enfeites natalinos certificados pelo INMETRO. E só realize a montagem da decoração natalina com a parte elétrica desligada e evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas com os plugues conectados nas tomadas.
O momento é de festa, mas todos os cuidados possíveis devem ser adotados. Em caso de acidente, deligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Ligue para o SAMU (192) e Celpe (116).