Diferença de preços em presentes no Dia das Crianças supera 200%

A proximidade do Dia das Crianças acende o alerta para os consumidores no quesito variação de preços de presentes. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE), entre os dias 1 e 3 deste mês, na Região Metropolitana do Recife (RMR), revelou discrepâncias significativas, chegando a ultrapassar 200% em alguns itens.

Brinquedos
Um dos exemplos de maior contraste de valor foi identificado na boneca “Baby Alive Hora do Refresco”. O produto foi encontrado por R$ 99,99 no menor preço e por R$ 309,99 no maior, resultando em uma diferença percentual de 210,02%. Outra boneca, a Luluca, apresentou variação de 179,49%, com valores oscilando entre R$ 64,37 e R$ 179,91.

A categoria de jogos de tabuleiro também demonstrou alta volatilidade. O Truque de Mestre, por exemplo, registrou 168,27% de diferença, sendo comercializado a partir de R$ 41,00 até R$ 109,99. Já um quebra-cabeça de 150 peças da Barbie teve seus preços variando 138,14%, indo de R$ 29,39 a R$ 69,99.

Esportes

Itens de mobilidade e esporte, como patinete, bicicleta e patins, também chamaram a atenção do Procon-PE devido à grande oscilação de valores, que dependem diretamente da marca e das características específicas do produto. Um patinete apresentou a maior diferença da categoria, 185,71%, com preços de R$ 175,00 a R$ 499,99. A bicicleta aro 12 teve variação de 156,53%, encontrada entre R$ 229,99 e R$ 590,00. Por fim, o patins registrou 155,03% de variação, com preços que iam de R$ 149,00 a R$ 379,99.

Em nota, a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joanna Figueirêdo, destacou a amplitude de opções disponíveis. “A pesquisa reúne opções de presentes que vão de R$ 16,99 a R$ 3.749,90, ou seja, há alternativas para todos os bolsos. O segredo está em pesquisar.”

O levantamento abrangeu 76 produtos, como brinquedos diversos, jogos, patinetes, bicicletas, skates e videogames, em lojas de shopping centers da capital e cidades vizinhas, além de plataformas de comércio eletrônico. A pesquisa completa está disponível para consulta no site oficial do órgão.

Diario de Pernambuco

Entrega de presentes e apresentações musicais marcaram Natal do Hospital Regional de Juazeiro

Com direito a visita do Papai e da Mamãe Noel, entrega de presentes e uma apresentação musical especial, realizada pelos colaboradores do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), os pacientes da instituição participaram, na última quinta-feira (21) do Natal da Unacon. No dia seguinte, eles ainda prestigiaram a 2ª edição da Cantata de Natal do HRJ.

Foram momentos marcados por fortes emoções e grandes alegrias: esperança, lágrimas e sorrisos, sensações e sentimentos que levaram pacientes e funcionários à reflexão sobre o real significado do Natal, bem como, lembraram-nos do legado de Santa Dulce dos Pobres, que sempre praticou a caridade, o amor ao próximo, a compaixão, a empatia, o acolhimento como práticas diárias, devem ser inerentes ao ser humano.

Foram distribuídos cerca de 250 Kits de higiene, fruto de uma campanha interna de doação. A ação contemplou pacientes de todas as alas do complexo hospitalar. Internada na clínica médica há seis meses, Janete Peixoto não segurou a emoção e uniu-se aos cantantes com muita alegria. “Eu chorei, dancei, sorri e me diverti bastante. São essas ações que nos fazem, mesmo em meio à enfermidade, celebrar o espírito natalino e aquecer dentro de nós o sentimento de esperança. Gostei muito e agradeço a todos que se empenharam para nos proporcionar esse momento incrível”, declarou a paciente.

A médica residente do HRJ e idealizadora da Cantata de Natal, Luana Cangussu, explicou como se deu essa iniciativa: “A ação da cantata de Natal foi pensada como forma de diversão e alívio do sofrimento dos pacientes. O internamento hospitalar é uma experiência por vezes dolorosa com o recebimento de notícias difíceis, coleta diária de exames e distanciamento social. Levar a alegria, através da música, foi a maneira que encontramos de diminuir esse sentimento de sofrimento”.

Reafirmando o objetivo da Cantata levar alegria em forma de música para os pacientes, a enfermeira Luana Mesquita, que esteve à frente da organização do evento, ressaltou que “o período natalino é uma época de reflexões e muitas emoções, momento em que a equipe multidisciplinar se uniu para levar um pouco de conforto aos pacientes nessa data especial. Como é bom mudar um pouco a rotina e disseminar o legado do amar e servir”, destacou.

Ascom