No oitavo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris, o Brasil brilhou ao conquistar cinco pódios, sendo três medalhas de prata e duas de bronze. Com esses resultados, a delegação brasileira soma agora 62 medalhas (15 de ouro, 18 de prata e 29 de bronze) e ocupa a oitava posição no quadro geral de medalhas.
A China lidera o ranking com 71 ouros, 55 pratas e 37 bronzes. No entanto, considerando o total de pódios, o Brasil é o quarto colocado, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Reino Unido.
As conquistas brasileiras incluíram três medalhas na natação, além da primeira medalha no judô, cuja competição começou nesta quinta-feira, dia 5. No goalball, o Brasil encerrou sua participação com mais um pódio paralímpico. Já no futebol de cegos, a Seleção Brasileira sofreu sua primeira eliminação da história em Paralimpíadas e agora disputará o bronze.
Entre os destaques do dia, está a nadadora pernambucana Carol Santiago, que conquistou sua 10ª medalha paralímpica. Após ganhar cinco medalhas em Tóquio 2020, Carol adicionou mais cinco em Paris, incluindo a prata obtida nesta quinta-feira.
Esses resultados reafirmam o alto nível dos atletas paralímpicos brasileiros e destacam o Brasil como uma das principais potências do esporte adaptado no cenário internacional.