Caps na Comunidade leva acolhimento e inclusão à Praça da Juventude em Petrolina

Evento levou acolhimento, cultura e serviços de saúde à Praça da Juventude.

A saúde mental ganhou espaço, acolhimento e integração social durante mais uma edição do Caps na Comunidade, realizada na noite desta quarta-feira (20), na Praça da Juventude, no bairro João de Deus, em Petrolina.

Promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, a iniciativa aproximou os serviços da Rede de Atenção Psicossocial da população, fortalecendo vínculos entre usuários, familiares e comunidade.

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, forró, roda de capoeira com o grupo Kwanza, além de serviços de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de autotestes e preservativos.

Também foram realizadas atividades de pintura corporal, produção artística de cartazes e um bazar organizado pelos assistidos do Centro de Atenção Psicossocial AD III.

Segundo a organização, o objetivo da ação é estimular o protagonismo dos pacientes, promover inclusão social e ampliar o olhar da sociedade sobre a importância da saúde mental.

A usuária Rayane Santos destacou a importância do evento para o fortalecimento emocional dos participantes. “Gosto muito do Caps na Comunidade porque nos proporciona uma terapia além dos muros clínicos. Aqui a gente tem a oportunidade de conversar e partilhar conhecimentos, além de usufruir da programação maravilhosa do evento”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em descentralizar o cuidado em saúde mental, levando assistência e acolhimento para mais perto da população.

Deixe um comentário