Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Petrolina devem ficar atentos ao cadastramento no programa Chapéu de Palha. O processo começa na próxima segunda-feira (21), na Agrovila Massangano, zona rural do município e segue até a primeira quinzena de fevereiro.
É possível fazer o cadastro em algumas comunidades, mas também haverá atendimento no Centro de Convenções da cidade, a partir de fevereiro. Assim como no ano passado o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados (STTAR) de Petrolina vai emitir o comprovante de residência aos trabalhadores.
“Pode fazer o cadastro o trabalhador que trabalhou do segundo semestre de 2018 a fevereiro desse ano, para isso o Sindicato emite o comprovante de residência para aquele trabalhador que não tem. A maioria dos nossos trabalhadores vêm de outras cidades no período de safra e o sindicato legitima isso, por saber onde o trabalhador está localizado“, explica a presidente do STTAR, Lucilene Lima, a Leninha.
LEIA TAMBÉM:
Sindicato patronal adia negociação coletiva, mas STTAR afirma que data base está assegurada
Em 2018 mais de sete mil trabalhadores foram cadastrados no Bolsa Família, uma queda considerável desde o início do programa. Os números são consequência das exigências impostas no programa e para esse ano é possível uma nova queda. “Tem o e-Social, talvez possa aumentar ou possa diminuir”, disse Leninha. O STTAR que fica localizado na Avenida das Nações, 280, Vila Mocó.
Cronograma de atendimento por comunidade
21 a 22/01 – Agrovila Massangano
23 a 25/01 – Projeto Bebedouro
23 a 2501 – Tapera
28 a 30/01 – Projeto Maria Tereza
28 a 01/02 – Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 10
04/02 a 08/02 – Centro de Convenções de Petrolina
11 a 15/02 – Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 04