Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto

Carteira de trabalho digital.

O mercado de trabalho brasileiro mostrou sinais de aquecimento em agosto, com a criação de 232.513 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta sexta-feira (27).

O resultado representa um aumento de 0,49% em relação ao mês anterior e demonstra a recuperação gradual da economia.

No acumulado do ano, o saldo de empregos é ainda mais positivo, com a geração de 1.726.489 novas vagas. Considerando os últimos 12 meses, o saldo total chega a 1.790.541 postos de trabalho criados.

O setor de serviços foi o grande destaque do mês de agosto, responsável pela criação de 118.364 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o setor já soma 916.369 novas vagas, demonstrando sua importância para a geração de empregos no país.

A indústria também apresentou um desempenho positivo, com a criação de 51.634 novos postos de trabalho em agosto, sendo que a maior parte das vagas (50.915) foi gerada pela indústria de transformação. No acumulado do ano, o setor industrial já soma 343.924 novos postos.

Outro ponto positivo é que todas as 27 unidades da federação registraram crescimento no número de empregos com carteira assinada em agosto. Esse resultado demonstra a disseminação da geração de empregos por todo o território nacional.

O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena, comemorou os resultados positivos do mercado de trabalho. “A boa notícia é que não só os cinco grandes grupos econômicos, mas as 27 unidades federativas apontaram crescimentos importantes“, afirmou Macena.

Os dados do Novo Caged indicam uma recuperação gradual do mercado de trabalho brasileiro, com a criação de novos empregos e a redução do desemprego. Essa tendência positiva pode ser atribuída a diversos fatores, como a retomada da atividade econômica, os investimentos em infraestrutura e as políticas de estímulo ao emprego do governo.

Deixe um comentário