Após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para tornar Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados réus, o ex-presidente se manifestou em sua conta na rede social X, classificando a decisão como um “atentado jurídico à democracia”.
Pouco depois da publicação, a Primeira Turma da Corte concluiu a votação, resultando em unanimidade de 5 a 0 pelo prosseguimento da ação penal contra os denunciados.
“Todos sabem que o que está em curso é, na verdade, uma espécie de atentado jurídico à democracia: um julgamento político, conduzido de forma parcial, enviesada e abertamente injusta por um relator completamente comprometido e suspeito, cujo objetivo é se vingar, me prendendo e me retirando das urnas. Porque todos sabem que, com meu nome na disputa, minha vitória e a conquista da maioria no Senado são resultados inescapáveis. Simples assim”, escreveu Bolsonaro.
O ex-presidente ainda comparou o julgamento a situações políticas ocorridas na Nicarágua e na Venezuela, sugerindo que a decisão do STF representa uma tentativa de eliminar a oposição por meios judiciais. Ele também afirmou que a comunidade internacional estaria acompanhando o caso e denunciou o que considera uma perseguição seletiva e acusações vagas de extremismo.
Fonte Diário de PE