
Comunidade do Angico dos Dias com mineradora operando ao fundo.
Preocupado com as constantes explosões da mineradora Galvani e com a contaminação da principal fonte hídrica de Campo Alegre de Lourdes (BA), o Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, emitiu uma mensagem de indignação e solidariedade às comunidades atingidas.
Segundo o Bispo, após visitas, foi possível ouvir da população que as ações da empresa têm causado muitos males aos moradores, como problemas respiratórios e deixar em risco as estruturas das residências.
“Sabemos que a avidez pelo lucro de empresas desse ramo tem gerado morte e sofrimento em todo o Brasil e os casos gritantes de Brumadinho e Mariana acenderam luzes de alerta que jamais podem ser extinguidas. Fica sempre mais evidente que o lucro e os sucessos nas cotações importam incomparavelmente mais que vidas humanas e de tantos outros elementos da Criação, nossa Casa Comum”, diz parte da mensagem.
O Bispo se colocou ao lado das comunidades que têm sofrido com os efeitos dos impactos ambientais do empreendimento. “Suplicamos às autoridades competentes medidas firmes e eficazes no sentido de garantir os direitos das populações locais e, assim, a justa qualidade de vida para todos”.
“Que nestes tempos de epidêmica indiferença diante de dores e sofrimentos impostos a tantos, como tanto nos adverte o Papa Francisco, deixemo-nos “contaminar” e contagiar pela terna compaixão, possibilidade indispensável para construirmos juntos uma sociedade onde os privilégios de alguns não tolham direitos de muitos. Que a “ruína de José” não nos encontre anestesiados e a-páticos”.
Segundo a mensagem, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e a Comissão Pastoral da Terra tem oferecido solidariedade e apoio concreto às famílias, o que conta com apoio e comunhão do Bispo.