Bebê que precisou de máscara de oxigênio improvisada com embalagem de bolo tem alta da UTI em Natal

Um bebê de 3 meses, internado com suspeita de bronquiolite e que precisou usar uma embalagem de bolo improvisada como capacete de oxigênio, recebeu alta da UTI do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, nesta quinta-feira (13).

Segundo a médica Silvana Braga, coordenadora técnica da unidade, o bebê continua internado na enfermaria, apresentando uma melhora progressiva no padrão respiratório, embora ainda necessite de suplementação de oxigênio por meio de um cateter nasal.

O bebê, que foi internado no sábado (8) no Hospital Municipal de Santa Cruz, aguardava transferência para uma UTI devido à gravidade de seu estado. Na segunda-feira (11), a equipe do hospital improvisou um capacete de oxigênio usando uma embalagem de bolo. A médica Ellenn Salviano e sua equipe desenvolveram o dispositivo, que foi utilizado por cerca de quatro horas até que chegassem materiais emprestados de outro hospital da cidade.

Esse tipo de improviso, segundo Ellenn Salviano, é mais comum do que se imagina em unidades de saúde pública.

A mãe da criança, Kadja Juliane, relatou que o bebê tem um quadro de saúde delicado, incluindo hidrocefalia, uso de bolsa de colostomia e síndrome de Dandy-Walker, uma malformação cerebral que pode causar problemas no desenvolvimento motor e aumento progressivo da cabeça. Quando foi admitido no hospital de Santa Cruz, o bebê apresentava desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia.

Na terça-feira (11), ele foi transferido para Natal, onde começou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago.

Deixe um comentário