A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) oficializou, por meio da Portaria nº 056/2024, a criação do Fórum Baiano de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas.
A iniciativa reúne 31 instituições, incluindo órgãos governamentais, universidades e associações gestoras, visando fortalecer o uso estratégico dessas certificações para promover o desenvolvimento rural e econômico do estado.
Indicações Geográficas (IGs) certificam produtos cujas qualidades estão diretamente ligadas às características específicas de uma região, como clima, solo e cultura local. Para os produtores, os IGs representam proteção contra fraudes, maior valor agregado e acesso a mercados nacionais e internacionais.
Na Bahia, produtos como o Cacau do Sul da Bahia, os vinhos e frutas do Vale do São Francisco, e a Cachaça da Microrregião de Abaíra são exemplos de potencial para valorização e reconhecimento. Pesquisas apontam para até 50 novos IGs no estado, incluindo produtos como o Dendê da Bahia e o Azeite de Licuri.
O Fórum busca: Promover a valorização e a proteção de IGs e Marcas Coletivas; Estimular capacitação, pesquisa e inovação tecnológica; Fomentar práticas sustentáveis e a competitividade dos produtos baianos.
A iniciativa visa consolidar a Bahia como referência nacional nesse segmento, promovendo a inclusão e o desenvolvimento sustentável em diversas regiões. Segundo o secretário da Agricultura, Wallison Tum, o Fórum reforça o compromisso com o fortalecimento do setor produtivo, geração de renda e reconhecimento da qualidade dos produtos regionais.
Como parte das ações do Fórum, a Seagri realizou, durante a 33ª Fenagro, um curso em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A capacitação busca qualificar servidores estaduais para ampliar as oportunidades de pequenos produtores e associações, garantindo uma gestão eficiente dos IGs no estado.
Com o Fórum, a Bahia também se posiciona como protagonista nacional, promovendo a identidade e a diversidade produtiva local, além de fortalecer a competitividade de seus produtos em mercados globais.