Aumento dos combustíveis: mais de 160 postos são notificados pelo Procon Pernambuco

O Procon Pernambuco notificou 165 postos de combustíveis e 11 distribuidoras em 17 municípios do estado após o aumento recente nos preços. As fiscalizações começaram no dia 11 de março e seguem em andamento.

Segundo o órgão, os estabelecimentos justificaram a elevação com base no aumento do preço do petróleo no mercado internacional, influenciado por conflitos no Oriente Médio. No entanto, de acordo com o secretário executivo do Procon-PE, Anselmo Araújo, foi identificado que alguns postos teriam aplicado reajustes acima do repasse feito pelas distribuidoras.

De acordo com o gestor, houve casos em que distribuidoras aumentaram o valor em cerca de R$ 0,20, enquanto postos repassaram ao consumidor final acréscimos de até R$ 0,80. A prática está sendo analisada para verificar possível infração ao Código de Defesa do Consumidor ou crime contra a economia popular.

As ações de fiscalização tiveram início na Região Metropolitana do Recife e avançaram para o Agreste, Zona da Mata e Sertão, incluindo municípios como Recife, Olinda, Carpina, Goiana e Vitória de Santo Antão.

Os estabelecimentos notificados têm prazo de 20 dias para apresentar defesa. Após esse período, o órgão avaliará a aplicação de eventuais penalidades. Até o momento, não houve imposição de multas.

Ainda segundo o Procon-PE, após os primeiros dias de alta, já foi observada redução no valor da gasolina em alguns pontos de venda. O combustível, que chegou a ser encontrado por até R$ 7,49, pode agora ser localizado por valores entre R$ 7,09 e R$ 7,19.

O órgão orienta que consumidores denunciem possíveis irregularidades por meio do e-mail oficial disponibilizado para esse tipo de ocorrência.

Deixe um comentário