O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na próxima celebração em defesa da democracia, na quinta-feira (8), na Praça dos Três Poderes, às 11h.
O evento marca os dois anos da tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2023 e será prorrogado pelo Partido dos Trabalhadores (PT-DF), sindicatos e organizações da sociedade civil.
Durante o ato, o presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto ao lado de ministros e autoridades, como os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os comandantes das Forças Armadas: general Tomás Paiva (Exército), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e almirante Marcos Olsen (Marinha).
A comemoração busca relembrar os ataques de dois anos atrás, que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Em novembro de 2024, outro atentado foi registrado na Praça dos Três Poderes, quando um homem tentou destruir a estátua da Justiça, em frente ao STF.
A Polícia Federal (PF) segue investigando os responsáveis pelos ataques. Um relatório divulgado em novembro de 2024 incluiu a suposta participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de membros das Forças Armadas na organização do plano golpista.
O ato de reforçar o compromisso com a democracia e a importância de resistir a ataques às instituições que sustentam a República.
As informações são do Correio Braziliense