Mais de 300 animais silvestres da fauna nordestina, que foram resgatados em São Paulo, chegaram ontem (19) ao Recife (PE). Além de 22 iguanas, 294 pássaros de diferentes espécies (ver quadro), como azulão, periquito-da-caatinga, galo-de-campina, papa-capim, foram repatriados para Pernambuco.
Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que fica localizado no Bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. Este é o terceiro repatriamento que o Cetas Tangara recebe em 2019, totalizando mais de mil animais repatriados. Os animais foram resgatados em ações de combate ao tráfico e também entregues voluntariamente.
“Os animais chegaram bastante estressados e ficarão em observação. Receberão acompanhamento diário e, quando estiverem em condições de soltura, serão devolvidos à natureza”, explicou o coordenador do Cetas Tangara, Yuri Valença. Os animais, acomodados em caixas apropriadas, com frutas e água, foram trazidos no voo que saiu de Guarunhos (SP) para o Recife.