Alistamento militar feminino chega a 23 mil inscrições em um mês; há 1.465 vagas

O alistamento militar voluntário feminino de 2025 registrou, em janeiro, um total de 23 mil inscrições, segundo divulgou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (31). O total de inscritas supera em quase 16 vezes o número de vagas, que é de 1.465.

O período de alistamento segue até 30 de junho. As oportunidades são para mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos este ano. Entre as 1.465 vagas, são 1.010 para o Exército Brasileiro, 155 para a Marinha do Brasil e 300 para a Força Aérea Brasileira.

As inscrições podem ser feitas on-line, por meio do site, ou presencialmente, em um Junta de Serviço Militar.

As jovens nascidas em 2007 deve morar em um desses municípios, apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Depois do alistamento, o recrutamento terá quatro outras etapas:seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação.

As selecionadas serão incorporadas às Forças Armadas no primeiro (2 a 6 de março) ou segundo semestre (3 a 7 de agosto) de 2026, ocupando a graduação de soldado (Exército e Aeronáutica) ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo.

A força feminina atua principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica.

Deixe um comentário