Um episódio de violência nas escolas foi registrado em Petrolina nesta semana. O fato aconteceu na última segunda-feira (10), na Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar. Um aluno esfaqueou o outro, na parte externa da unidade.
Em nota, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, lamentou o caso e considerou a agressão um caso isolado. “Esse foi um fato isolado, no qual a secretaria está mobilizada no sentido de tomar as providências legais, administrativas e pedagógicas cabíveis quanto à segurança dos estudantes e profissionais da rede municipal“, diz a nota.
Confira a seguir a nota da Prefeitura de Petrolina:
“A Secretaria de Educação de Petrolina lamenta a agressão sofrida pelo estudante da Escola Municipal Santa Terezinha, na última segunda-feira (10), em frente à unidade de ensino, por outro aluno da instituição, e reforça o seu repúdio à violência, sobretudo nos ambientes educacionais, local que deve servir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Esse foi um fato isolado, no qual a secretaria está mobilizada no sentido de tomar as providências legais, administrativas e pedagógicas cabíveis quanto à segurança dos estudantes e profissionais da rede municipal.
A secretaria enfatiza que segurança e conforto são prioridades em todas as unidades escolares, por isso está trabalhando na elaboração de um plano de segurança institucional. Diante do ocorrido, a gestão da escola entrou em contato com os órgãos competentes pra resolução imediata da situação. A pasta informa que promoverá uma série de ações socioeducativas na instituição no combate à violência, através de projetos que incentivam a resolução de conflitos e a cultura de paz.
Sendo a segurança dos alunos e profissionais da Educação uma prioridade absoluta para a gestão, a Secretaria informa que nos próximos dias, o trabalho de monitoramento da Guarda Municipal de Petrolina, será reforçado através da Patrulha Escolar, além de duas viaturas do guarda patrimonial, que farão rondas em escolas localizadas em áreas de maior risco. A educação ainda esclarece que atua diuturnamente para garantir a segurança das 220 unidades de ensino, através de diversas medidas que tornem um ambiente mais seguro”.