Ações da PRF de combate ao crime interceptam carga de cigarros eletrônicos no Oeste e Sudoeste da Bahia

Nesta quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas apreensões de cigarros eletrônicos em trechos baianos, nas cidades de Barreiras e Poções, totalizando 269 dispositivos eletrônicos e 133 insumos/essências.

O primeiro ocorreu por volta das 9h no Km 800 da BR 242, em Barreiras, quando os policiais abordaram um ônibus de viagem que saía de São Paulo com destino a Teresina, Piauí. Na fiscalização do compartimento de cargas, foram encontradas duas caixas contendo 229 cigarros eletrônicos e 133 insumos/essências.

A mercadoria estrangeira estava desacompanhada de documentação fiscal, configurando a suspeita de contrabando. O motorista informou que as mercadorias foram coletadas na garagem da empresa e seriam entregues em Barreiras e Fortaleza. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, e o ônibus foi liberado.

No segundo caso, por volta das 15h, em Poções (Km 760 da BR 116), uma equipe da PRF abordou um ônibus de turismo que fazia o trajeto São Paulo (SP) x Ouro Branco (AL).

Na inspeção do compartimento de bagagens, foram encontrados 29 cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida pela ANVISA no Brasil, configurando contrabando. Todo o material será rastreado para investigação, e os produtos apreendidos serão encaminhados à Receita Federal de Vitória da Conquista.

É importante ressaltar que o contrabando ocorre quando se trata de produtos cuja produção e comércio são proibidos no país, como é o caso dos cigarros eletrônicos.

Esses dispositivos, também conhecidos como “vapes”, têm ganhado popularidade, especialmente entre os jovens, mas são associados a riscos à saúde, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Efeitos de curto prazo incluem diminuição da função pulmonar, aumento do risco de eventos cardiovasculares e danos ao sistema imunológico.

Deixe um comentário