
Durante entrevista à Rádio Rural FM, o vereador Ronaldo Silva defendeu a elaboração de um projeto de lei municipal que estabeleça critérios de residência e vínculo eleitoral em Petrolina para o acesso a determinados programas e serviços públicos do município.
Segundo o parlamentar, Petrolina recebe diariamente pessoas de outras cidades que passam a morar no município, muitas delas há décadas, mas que continuam votando em seus municípios de origem. Para Ronaldo, essa prática gera impactos diretos na arrecadação e no volume de recursos repassados pelos governos federal e estadual, além de sobrecarregar os serviços públicos locais.
“O Executivo pode exigir, nós podemos apresentar um projeto para identificar quem realmente mora aqui. Quanto mais pessoas regularizadas em Petrolina, mais recursos chegam para a cidade. Isso é bom para todo mundo”, afirmou.
Ronaldo explicou que muitos moradores utilizam serviços como saúde, educação, infraestrutura e assistência social em Petrolina, mas, no período eleitoral, transferem seus votos para cidades como Betânia, Caruaru, Petrolândia, Tacaratu, entre outras. Segundo ele, a cobrança diária por serviços públicos acaba recaindo sobre o município, sem que haja o retorno proporcional em recursos.
O vereador destacou que recebe constantemente reclamações relacionadas à falta de vagas em escolas, atendimento médico nos postos de saúde, exames, cirurgias, trânsito, saneamento e calçamento, problemas que, segundo ele, são agravados pelo crescimento populacional não acompanhado da atualização cadastral e eleitoral.
Ronaldo ressaltou que a proposta não seria obrigatória, mas funcionaria como um programa municipal, nos moldes de outros já existentes. Ele citou como exemplo critérios utilizados em programas sociais e habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, que exige comprovação de residência no município para participação.
“A ideia é replicar essas regras nos programas municipais. Para participar, precisa comprovar residência fixa em Petrolina. Não é obrigação, é uma escolha”, explicou.
De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é garantir mais justiça na distribuição dos recursos e reduzir a demora no acesso a serviços essenciais, como cirurgias e exames, que hoje podem levar meses ou até anos para serem realizados.
“Quanto maior a população oficialmente registrada, mais rápido chegam os recursos do Governo Federal, do Estado e do Município. Isso ajuda a atender pessoas como Dona Maria, Dona Lô, o pai de Ivanildo, que hoje esperam muito tempo por atendimento”, concluiu Ronaldo Silva.
O parlamentar afirmou que já trabalha na elaboração do projeto de lei e que a proposta deverá ser apresentada para debate na Câmara Municipal de Petrolina.



