Caixa inicia pagamento de FGTS retido para trabalhadores do saque-aniversário

A Caixa Econômica Federal começou nesta segunda-feira (29) a liberar valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam retidos de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e tiveram o contrato rescindido ou suspenso entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

A liberação foi autorizada pela Medida Provisória nº 1.331/2025, publicada pelo governo federal no último dia 23. Segundo a Caixa, cerca de R$ 7,8 bilhões serão pagos a aproximadamente 14,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

O pagamento ocorre em duas etapas. A primeira começou nesta segunda, com liberação de até R$ 1,8 mil por conta vinculada, respeitando o saldo disponível. Nesta fase, a estimativa é liberar cerca de R$ 3,9 bilhões. A segunda etapa está prevista para iniciar em 2 de fevereiro de 2026, com o pagamento do valor restante de forma escalonada até o dia 12 do mesmo mês.

Os créditos são feitos automaticamente, sem necessidade de solicitação. O depósito ocorre, preferencialmente, na conta bancária informada no aplicativo FGTS. A Caixa informa que cerca de 87% dos beneficiários já possuem conta cadastrada e receberão os valores diretamente. Para quem não tem cadastro, o saque pode ser realizado em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui.

Não poderão sacar os trabalhadores que utilizaram o FGTS como garantia em empréstimos de antecipação do saque-aniversário ou que possuam bloqueio judicial sobre a conta.

Têm direito à liberação os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário, tiveram o contrato suspenso ou encerrado no período previsto e possuam saldo referente ao vínculo. A consulta pode ser feita pelo aplicativo FGTS, telefone 0800 726 0207 ou nas agências da Caixa.

Deixe um comentário