
Na manhã desta terça-feira (4), a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Maria Joelma, participou do programa Espaço Aberto, da Rural FM 103,1, acompanhada do advogado Dr. Sidrônio. Durante a entrevista, Joelma afirmou que, embora exista uma chapa registrada de oposição à sua gestão, a candidatura de Leninha, que encabeçava o grupo opositor, foi impugnada, tornando a chapa acéfala, ou seja, sem candidata principal no momento.
Segundo a dirigente, a impugnação ocorreu porque Leninha teria perdido a condição de trabalhadora rural, requisito essencial previsto no regimento interno e no estatuto do sindicato. A justificativa apresentada pela atual diretoria é de que a candidata passou a ter vínculo empregatício com uma empresa que não se enquadra nos critérios que definem a categoria de trabalhador rural.
Joelma reafirmou que segue candidata à reeleição e declarou que, caso Leninha não consiga reverter a decisão na Justiça, a chapa de oposição deverá escolher um novo nome para compor a disputa eleitoral no STTAR.
Mesmo com a candidatura em questionamento, a Chapa 2, liderada por Leninha, segue mobilizando apoiadores. Nesta terça-feira (4), ela visitou três importantes fazendas da região — Ara Agrícola, Seik Chimabucuro e Verde Vale —, onde foi recebida com abraços, palavras de incentivo e confiança por parte dos trabalhadores. Segundo Leninha, o movimento da chapa tem crescido a cada dia, impulsionado pela esperança de uma nova fase para o sindicato.
A candidata Leninha participa nesta quarta-feira (5) do programa Espaço Aberto, da Rural FM 103,1, com Waldiney Passos e Adriano Jaques, quando apresentará sua versão e defesa sobre a legitimidade de sua candidatura. O programa vai ao ar a partir das 7h da manhã.



