Guerra no Rio expõe aliança do Comando Vermelho com criminosos de outros estados

A onda de violência no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, revelou a atuação conjunta do Comando Vermelho (CV), principal facção do estado, com criminosos de outras regiões do país.

Segundo um levantamento da Polícia Civil do Rio, divulgado pelo jornal O Globo, bandidos de diversos estados têm buscado abrigo em favelas cariocas, reforçando o “exército” do tráfico, principalmente em áreas de mata usadas como pontos de resistência armada.

Entre os 113 presos durante a megaoperação nas comunidades do Alemão e da Penha, 33 eram de fora do Rio de Janeiro. A polícia identificou a origem de 28 deles: 18 da Bahia, 3 de Pernambuco, 4 do Pará e 3 de Santa Catarina, Espírito Santo e Maranhão.

A investigação aponta que, ao se refugiarem no Rio, os criminosos passam a colaborar com a proteção dos territórios, realizando plantões armados e exibindo armamentos pesados. Entre os fuzis apreendidos pelas forças de segurança, dois traziam a inscrição “CV AM” (Comando Vermelho do Amazonas) e outro estava marcado como “Tropa de Manaus”, evidenciando a expansão interestadual da facção.

Deixe um comentário