
Foi deflagrada nesta quinta-feira (7) a Operação Nordeste Integrado, uma ação inédita que mobiliza forças de segurança de oito estados da região para cumprir 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação segue até esta sexta-feira (8).
Participam da iniciativa os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mais de 5,9 mil profissionais de segurança — entre policiais civis, militares, bombeiros e equipes de inteligência — atuam de forma coordenada na operação.
Com foco no combate à criminalidade nas regiões de divisa e na contenção do avanço de organizações criminosas, os mandados visam crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de assaltos.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a operação é resultado de uma articulação estratégica entre os estados, com base em análises de manchas criminais que identificam áreas com maior vulnerabilidade e necessidade de atuação.
Pernambuco já participou de outras operações interestaduais, como as edições da Operação Vale do São Francisco Seguro (com a Bahia), Divisa Integrada (com a Paraíba) e ações conjuntas com Ceará e Piauí.



