Governo e Congresso iniciam trégua após crise provocada por aumento do IOF

(Foto: Reynaldo Stavale)

Após uma semana marcada por tensões entre o Executivo e o Legislativo, governo federal e Congresso Nacional começaram a adotar medidas de reaproximação.

A crise política ganhou força com a votação que derrubou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que gerou desconforto entre os Poderes.

Para conter os ânimos, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, usaram as redes sociais para criticar ataques feitos por apoiadores do governo ao presidente da Câmara, Hugo Mota. As manifestações ocorreram após o parlamentar levar ao plenário o projeto que revogou a elevação do imposto.

Em sinal de distensão, o Senado aprovou medidas de interesse do governo, como a Medida Provisória que amplia o crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Os senadores também autorizaram os leilões dos excedentes do pré-sal, que devem gerar uma arrecadação superior a R$ 15 bilhões para a União.

Os gestos de ambos os lados indicam um esforço para restabelecer o diálogo e evitar novos atritos nas próximas pautas do Congresso.

Deixe um comentário