Morre aos 81 anos o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado

Faleceu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, o renomado fotógrafo e fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada por ele e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado.

Em nota publicada nas redes sociais, o Instituto destacou o legado de Salgado: “Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora.

O trabalho de Salgado foi reconhecido mundialmente por seu olhar sensível sobre questões sociais, ambientais e humanitárias. Entre suas obras mais emblemáticas está a série fotográfica “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, atualmente em exibição na Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife.

A mostra segue aberta ao público com entrada gratuita até 29 de junho. Sebastião Salgado deixa a esposa, Lélia, os filhos Juliano e Rodrigo, e os netos Flávio e Nara.

Deixe um comentário