Deputada cobra ações do governo estadual diante dos impactos das chuvas em Pernambuco

Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco desta terça-feira (20), a deputada Dani Portela (PSOL) voltou a cobrar do governo Raquel Lyra medidas efetivas de enfrentamento aos efeitos das chuvas e à crise climática.

A parlamentar destacou a urgência na implementação de um plano estadual de adaptação às mudanças climáticas, reforçando que os riscos aumentam com a chegada do período chuvoso.

Em sua fala, Portela relembrou a tragédia provocada pelas chuvas de 2022, que deixou mais de 130 mortos no estado. Ela chamou atenção para o fato de que 11% da população pernambucana vive atualmente em áreas de risco, vulnerável a alagamentos e deslizamentos.

“A governadora não pode esperar chegar mais um inverno, não pode esperar chover, não pode esperar que as tragédias aconteçam para priorizar de fato essas políticas. Estamos em maio, o inverno está aí à nossa porta, precisamos fazer algo antes que chova.”, alertou.

A deputada também criticou a baixa execução orçamentária da Defesa Civil estadual. Segundo ela, dos R$ 11 milhões previstos no orçamento para o setor neste ano, apenas R$ 359 mil foram efetivamente utilizados até o momento. Portela ainda destacou que menos de 15% do montante total destinado à contenção de encostas e à prevenção de desastres foi aplicado.

Dani Portela reforçou que é responsabilidade do Estado garantir proteção às populações vulneráveis, especialmente diante da intensificação dos eventos climáticos extremos. Ela pediu mais transparência, agilidade e prioridade na aplicação dos recursos destinados à prevenção e mitigação de desastres.

Deixe um comentário