Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado, informa TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que mais de 5 milhões de eleitores estão com os títulos em risco de cancelamento por não comparecerem às três últimas eleições, sem apresentar justificativa ou quitar as multas correspondentes.

O prazo para regularização terminou na última segunda-feira (19). No entanto, os eleitores inadimplentes ainda têm uma última oportunidade para regularizar a situação.

É possível apresentar um requerimento por meio do autoatendimento no site do TSE ou comparecer diretamente a um cartório eleitoral. A decisão sobre a manutenção ou não do título caberá ao juiz eleitoral, com base na documentação apresentada pelo requerente.

O TSE reforça que o cancelamento não será comunicado individualmente aos eleitores. Para saber se o título está em situação regular, é necessário consultar o site oficial da Justiça Eleitoral.

A partir do dia 30 de maio, os títulos não regularizados serão oficialmente cancelados. Quem estiver nessa condição ficará impedido de votar, ser votado, emitir passaporte, tomar posse em concurso público, entre outras restrições legais.

Deixe um comentário