Hospital Regional de Juazeiro lança campanha para estimular doações de sangue

Com o propósito de apoiar o Hemocentro Regional a aumentar seus estoques de bolsas de sangue, principalmente diante da atual expectativa de aumento na demanda, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) iniciou uma campanha de estímulo às doações.

Entre as atividades programadas, está a mobilização de funcionários e parceiros do complexo hospitalar para um grande movimento de doação nos próximos dias 22 e 23 de maio (quinta e sexta-feira), no Hemoba (Rua Alto Cheiroso, 236, Santo Antônio), localizado ao lado do HRJ.

Estamos convocando grupos de voluntários para se unirem nessa ação em prol da vida. Com a chegada de junho, por conta dos festejos e das férias escolares que marcam o período, as doações de sangue tendem a cair, embora haja um aumento na demanda”, ressalta Juliete Olímpio, líder geral do Hospital Regional de Juazeiro – unidade de saúde administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

A campanha de mobilização do HRJ conta também com o apoio de instituições como a Universidade do Estado da Bahia, através do seu Departamento de Ciências Humanas; do colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco; da Faculdade Estácio, por meio do internato do curso de Medicina; e da organização não governamental Alcance Social.

As doações de sangue junto à unidade do Hemoba de Juazeiro referente à campanha podem se feitas das 7h30 às 16h na quinta-feira e das 7h30 às 12h na sexta-feira.

Pada doar, basta ter entre 18 e 69 anos, peso superior a 50kg e gozar de boa saúde. É preciso ainda apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível).

Doador menor de idade, entre 16 e 17 anos, pode doar acompanhado do responsável legal. O candidato à doação não pode estar gripado ou com qualquer outra doença aguda, e caso esteja em uso de alguma medicação é preciso informar para fins de avaliação. “Doar sangue é um gesto silencioso, mas profundamente compassivo. É quando nos colocamos no lugar do outro, mesmo sem conhecê-lo. Cada doação carrega a esperança de vidas salvas“, declara Juliete.

Deixe um comentário