A segurança pública dominou a pauta da sessão plenária desta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
O deputado Joel da Harpa (PL) defendeu a ampliação do uso de armamentos pelas guardas municipais, argumentando que a medida pode fortalecer o combate ao crime em cidades com baixo efetivo policial. Ele também sugeriu que as guardas sejam transformadas em polícias municipais e afirmou que discutirá o tema com o deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator da PEC da Segurança Pública na Câmara dos Deputados.
No mesmo tema, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) denunciou o estado precário do Hospital da Polícia Militar de Pernambuco, destacando a falta de estrutura e medicamentos essenciais.
Feitosa pediu investimentos urgentes do Governo do Estado e criticou o que classificou como descaso da gestão estadual com os profissionais da segurança. A crítica foi reforçada por Joel da Harpa, Junior Matuto (PSB) e Fabrizio Ferraz (Solidariedade), que citaram a ausência de atendimento no interior e a falta de viaturas em ações recentes no Recife.
Os parlamentares também voltaram a criticar a rejeição, neste mês, da proposta que acabaria com a cláusula de barreira nos concursos da segurança pública, defendendo que a medida não era partidária, mas voltada para a melhoria da segurança no estado.