No último sábado (29), o Hospital Universitário da Univasf realizou seis cirurgias para tratamento de varizes em mulheres, como parte da iniciativa “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”.
O projeto, promovido pela estatal Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde, visa reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos no SUS.
As cirurgias de flebectomia foram conduzidas por profissionais e residentes de cirurgia vascular, com suporte das equipes de enfermagem e anestesiologia. Em dois casos, foi utilizada a termoablação da veia safena com endolaser, tecnologia que reduz o tempo de recuperação e melhora o resultado estético.
Nesta primeira etapa, o foco foi a saúde da mulher, mas outras especialidades serão atendidas ao longo do ano. A iniciativa busca otimizar o funcionamento do SUS e oferecer mais oportunidades de aprendizado para estudantes sob supervisão de especialistas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da ação para diminuir as filas do SUS. Segundo ele, utilizar hospitais universitários em horários alternativos, como à noite e aos sábados, pode acelerar a realização de cirurgias eletivas e ampliar o acesso da população a procedimentos essenciais.