
(Foto: Internet)
O Banco Central (BC) revisou para baixo a projeção de crescimento da economia brasileira em 2025, reduzindo a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% para 1,9%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) no relatório de política monetária do primeiro trimestre.
De acordo com o BC, a economia apresentou um crescimento robusto em 2024, de 3,4%, mas desacelerou no último trimestre do ano, crescendo apenas 0,2%. O relatório aponta que setores sensíveis ao ciclo econômico, como o consumo das famílias e os investimentos, sofreram maior impacto.
A projeção de inflação para 2025 caiu para 5,01%, ainda acima do teto da meta estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é de 3% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. O BC destaca que a convergência da inflação para a meta continua desafiadora, com a expectativa de queda mais acentuada apenas a partir do final de 2025.
O cenário externo também segue instável, com incertezas sobre a economia dos Estados Unidos e o impacto da política comercial norte-americana no ritmo de crescimento global.