Conduções à delegacia por furto de energia aumentam 50% nos dois primeiros meses de 2025, em Pernambuco

Janeiro e fevereiro foram marcados por mais de 30 ações da Neoenergia em parceria com a polícia para tentar coibir o crime em todo Estado

O número de pessoas conduzidas para delegacias de Pernambuco por furto de energia entre janeiro e fevereiro de 2025 aumentou em 50%, segundo um balanço da Neoenergia. Neste período, foram realizadas 25 mil inspeções, com a confirmação de desvio de energia em 39% dos casos. Deste total de ações, 34 foram realizadas em parceria com a polícia, que resultaram em nove conduções à delegacia.
O número é cerca de 100% superior ao mesmo período do último ano, quando foram feitas 18 ações em parceria com as forças policiais, com seis conduções à delegacia.

Dos 34 casos feitos juntamente com a Polícia Civil, Polícia Militar e Instituto de Criminalística, 17 foram em residências e 17 em pontos comerciais, entre eles fábricas de camisas, sacolas e farinha, reciclagens, indústria de tintas, academias, frutaria e mercados. Apenas nestas ações foram recuperados quase um milhão de quilowatts-hora, o que daria para suprir 8.300 residências com energia por um mês.
Segundo a Neoenergia, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.
HISTÓRICO
Durante todo o ano de 2024, foram realizadas 110 ações policiais, com 36 conduções para a delegacia. No total, foram realizadas mais de 181 mil inspeções, que resultaram na recuperação de cerca de 100 milhões de kWh, em todo o Estado.

Deixe um comentário