O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25), onde começou o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. A denúncia envolve também acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.
O julgamento ocorre na 1ª Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Se a denúncia for aceita, Bolsonaro se tornará o primeiro ex-presidente do Brasil a ser processado por tentativa de golpe. Caso a acusação seja rejeitada, o caso será arquivado.
Durante o processo, as defesas tentaram barrar a participação de Zanin, Moraes e Dino no julgamento, mas os pedidos foram rejeitados, representando um fracasso da pressão bolsonarista para influenciar a decisão.