No 12º dia de internação do Papa Francisco , o Vaticano divulgou um novo boletim médico informando que o quadro de saúde do Pontífice permanece crítico, mas estável, sem novos episódios de ocorrências agudas.
Segundo o comunicado oficial, divulgado nesta terça-feira (25), não houve piora no estado clínico e nos parâmetros hemodinâmicos resultados resultantes. O Papa, de 88 anos , passou por uma tomografia computadorizada programada para monitorar a evolução da pneumonia bilateral.
Fontes ligadas ao Vaticano informaram à agência Ansa que ele não apresentou novas crises respiratórias asmáticas, como as registradas no fim da semana. Durante o tratamento, Francisco recebeu oxigenação de alto fluxo e uma transfusão de sangue devido a um quadro de plaquetopenia associado à anemia. Além disso, uma insuficiência renal foi identificada no domingo, mas considerada não preocupante após exames indicando uma melhora.
Diante da complexidade do quadro e do histórico de saúde do Papa, os médicos ainda evitam divulgar um prognóstico definitivo.
Essa é a internação mais longa do Pontífice desde o início de seu papado, em 2013. Ele já passou por quatro hospitalizações anteriores, incluindo uma cirurgia no cólon em 2021 , um tratamento para bronquite grave em 2023 e um procedimento para corrigir uma hérnia abdominal. Além disso, sofre com dores no joelho e no quadril , que o fazia recorrer ao uso frequente de cadeira de rodas.