Eleição nas Comissões da Alepe define novos presidentes e vice-presidentes

As Comissões de Justiça, Finanças e Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizaram eleições no último sábado (15), em segunda convocação, para definir os presidentes e vice-presidentes do biênio 2025-2026.

Foram eleitos os deputados Coronel Alberto Feitosa (PL) para Justiça, Antonio Coelho (União) para Finanças e Waldemar Borges (PSB) para Administração Pública.

A convocação das eleições gerou controvérsias entre os parlamentares da base governista, que questionaram a legitimidade do chamado feito pela Presidência da Casa e não participaram das votações.

Na Comissão de Justiça, Alberto Feitosa foi eleito presidente e Edson Vieira (União), vice-presidente, com unanimidade dos votos dos presentes. Débora Almeida (PSDB) também havia se candidatado, mas não compareceu à eleição. O encontro foi presidido por Waldemar Borges, o deputado mais idoso presente, devido à ausência do então presidente Antônio Moraes (PP).

Na Comissão de Finanças, Antonio Coelho assumiu a presidência e Diogo Moraes (PSB), a vice-presidência. Eles receberam cinco votos dos oito titulares, enquanto três parlamentares não compareceram. Coelho destacou que o processo eleitoral seguiu rigorosamente o Regimento Interno e afirmou que a comissão analisará projetos pendentes.

Já na Comissão de Administração Pública, Waldemar Borges foi eleito presidente e Antonio Coelho, vice-presidente. A votação foi conduzida por Coronel Alberto Feitosa, devido à ausência do ex-presidente Joaquim Lira (PV). Borges enfatizou a importância do diálogo e da autonomia da comissão.

As eleições ocorreram após debates sobre a legalidade da convocação feita pelo presidente em exercício da Alepe, Rodrigo Farias (PSB), publicada em edição extra do Diário Oficial. Parlamentares questionaram a interpretação do Regimento Interno e apresentaram recurso para debater o tema em Plenário.

Com a ausência de quórum total na sexta-feira (14), a votação foi adiada para o sábado (15), quando a eleição foi concluída.

Deixe um comentário