Os trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) serão retomados na próxima segunda-feira (3), com a primeira reunião plenária de 2025 marcada para as 14h30 no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, sede do Legislativo Estadual.
A sessão marcará o início do mandato da nova composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O deputado Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente, mas 10 dos 14 cargos sofreram mudanças em relação à gestão anterior.
Entre os que permanecem nas funções estão os deputados Henrique Queiroz Filho (PP), William Brigido (Republicanos) e Joãozinho Tenório (PRD).
Uma das alterações é propriedade de Francismar Pontes (PSB) como primeiro-secretário, responsável pela gestão interna da Casa, incluindo homologação de licitações, convênios e contratos. Ele também atuará como ordenador de despesas em parceria com o presidente.
Na cerimônia de reabertura dos trabalhos, após o discurso do presidente Álvaro Porto, a governadora Raquel Lyra ou um representante do Executivo farão a leitura da mensagem oficial ao Legislativo, conforme previsto no inciso XXI do artigo 37 da Constituição Estadual. No documento, o governo expõe a situação do Estado e apresenta exigências ao Parlamento.
As reuniões da Alepe ocorrem anualmente de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 21 de dezembro, seguindo o artigo 7º da Constituição Estadual. Neste ano, com o dia 1º de fevereiro caindo em um fim de semana, os trabalhos serão retomados no primeiro dia útil seguinte.
A primeira sessão do ano também contará com falas das lideranças de governo e oposição, representadas pelos deputados Izaías Régis (PSDB) e Diogo Moraes (PSB), respectivamente. Após a instalação da sessão legislativa, os blocos parlamentares terão 10 dias úteis para definir os membros das comissões permanentes.