Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil adotará o princípio da reciprocidade caso Donald Trump imponha tarifas sobre produtos brasileiros.
“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA”, declarou Lula.
A declaração do presidente brasileiro ocorreu em meio a uma disputa entre Trump e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Recentemente, Petro proibiu a entrada de colombianos deportados, o que levou Trump a ameaçar uma tarifa de 25% sobre produtos colombianos.
Lula ressaltou a importância da soberania dos países e criticou possíveis medidas protecionistas dos Estados Unidos. “Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países”, afirmou.
Apesar da declaração sobre possível retaliação comercial, Lula adotou um tom protocolar ao comentar a posse de Trump. Em mensagem publicada nas redes sociais, o presidente brasileiro destacou o desejo de manter relações amistosas com os Estados Unidos e reforçou os laços de cooperação entre os dois países em áreas como comércio, ciência, educação e cultura.