O Sindicato dos Vigilantes do Sertão de Pernambuco (Sindivig) organizou uma manifestação na quinta-feira (23), em frente à Gerência Regional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, no bairro Vila Eduardo, em Petrolina.
A mobilização reúne vigilantes das empresas B1 e BBC Segurança que prestam serviços em órgãos estaduais, como as Secretarias de Educação e Saúde, Detran e Sassepe.
Os trabalhadores denunciam atrasos recorrentes no pagamento de salários, vale-alimentação e férias, com relatos de vigilantes que estão a até três anos sem receber o benefício das férias. O problema afeta profissionais em todos os 53 municípios abrangidos pelo sindicato no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o Sindivig, a situação já foi levada ao conhecimento de órgãos como o Ministério Público e o Ministério do Trabalho, resultando em diversas mediações. Apesar disso, os atrasos persistem, mesmo com registros de pagamentos às empresas contratadas no Portal da Transparência do governo estadual.
“A gente observa no Portal da Transparência o pagamento das faturas, mas os valores não são repassados aos trabalhadores. É inadmissível que o governo do estado de Pernambuco não fiscalize esses contratos e permita que os vigilantes fiquem desamparados”, destacou um representante do sindicato.
A manifestação busca chamar a atenção das autoridades estaduais para a situação dos trabalhadores e reforçar a cobrança por fiscalização e cumprimento das obrigações trabalhistas por parte das empresas contratadas. O sindicato espera que o ato pressione o governo a adotar medidas concretas para resolver o impasse.